Equipe

Prof. Jonathas Bittencourt
Pesquisador

Biólogo formado pela USP (2001), onde também obteve seu doutorado (2010). Tem mestrado em Zoologia pelo Museu Nacional da UFRJ (2004). Atual coordenador do LPM, é especialista em fósseis de arcossauros, o grupo de animais que inclui crocodilos e dinossauros, mas também desenvolve pesquisa com outros grupos fósseis, como crustáceos, peixes e mamíferos.

Lattes
Prof. Alexandre Liparini
Pesquisador

Biólogo formado pela UFMG (2005), com mestrado (2008) e doutorado (2011) em Ciências, pela UFRGS. Suas principais linhas de pesquisa incluem modelagem biomecânica e reconstruções paleobiológicas de vertebrados terrestre, enfocando hábitos locomotores e alimentares, e também a modelagem da paleodistribuição da megafauna quaternária.

Lattes
André Gomide Vasconcelos
Aluno de doutorado

Biólogo pela PUCMinas (2009) e Mestre em Geologia pelo Instituto de Geociências/UFMG (2014). Desenvolve pesquisa sobre a formação de depósitos fossilíferos em cavernas. Atua também como consultor ambiental em Paleontologia, principalmente relacionado a áreas cársticas.

Lattes
Gabriela Pereira Pires
Aluna de doutorado

Bióloga formada pela UFVJM (2011), obteve seu mestrado em Geologia na UFMG (2014). Trabalha com palinologia do Quaternário e outras ferramentas para reconstrução paleoambiental, com foco em mudanças climáticas e a evolução do cerrado. Cursa doutorado na UFOP, em cooperação com o LPM.

Lattes

Samuel Rodrigues Ribeiro
Aluno de doutorado

Geógrafo formado pela UFPA (2015) e mestre em Geologia e Geoquímica pelo PPGG (UFPA, 2017). Cursa doutorado em Geografia Física (IGC, UFMG), onde desenvolve pesquisa em palinologia, sedimentologia e isotópos estáveis (C/N).

Lattes
Mauro Bruno da Silva Lacerda
Aluno de Doutorado

Biólogo formado pela UEMG (2016) e mestre em Biologia Animal pela UFV (2019). Atualmente cursa doutorado em Zoologia (ICB, UFMG), desenvolvendo pesquisas sobre morfologia e biomecânica de crocodilos e dinossauros, com aplicação de morfometria geométrica.

Lattes
André Metzker Serravite
Aluno de mestrado

Biólogo formado pela PUC (2015), é atualmente aluno de mestrado em Zoologia (UFMG), trabalhando com répteis (notadamente Squamata) fósseis coletados em cavernas, a fim de avaliar a biodiversidade desse grupo no Brasil durante o Quaternário.

Lattes
Paulo Poyanco
Aluno de Iniciação Científica

Graduando em Ciências Biológicas pela UFMG, tem experiência em curadoria pelo Jardim Botânico de Belo Horizonte e LPM. Atualmente, estuda fósseis de plantas do Cenozoico.

Mayara Carneiro Ferreira
Aluna de Iniciação Científica

Estudante de Biologia na UFMG, tem interesse na área de Paleozoologia. Atualmente, desenvolve estágio de iniciação científica no LPM, com foco em microfósseis do Cretáceo da Bacia Sanfranciscana.

Pedro Tunes Pereira
Aluno de Iniciação Científica

Estudante de Biologia na UFMG, tem interesse na área de Zoologia de vertebrados e Paleontologia. Atualmente, desenvolve estágio no LPM, com foco em curadoria de coleções e mamíferos fósseis.

Alice Vianna Fonda
Aluna de Iniciação Científica

Estudante de Geologia na UFMG, tem interesse na área de Paleontologia, Sedimentologia e Estratigrafia. Atualmente, desenvolve estágio de iniciação científica no LPM, com foco em microfósseis calcários.

Matheus Andrade
Aluno de Iniciação Científica

Estudante de Geologia na UFMG, tem interesse na área de Paleontologia, Sedimentologia e Estratigrafia. Atualmente, desenvolve estágio de iniciação científica no LPM, com foco em microfósseis calcários.

Kelvin Kelton Mendes
Aluno de Iniciação Científica

Graduando em Biologia na UEMG. Faz estágio de Iniciação Científica no LPM, trabalhando com curadoria de fósseis e arcossauros fósseis.


Colaboradores e Ex-Membros

Natália Araújo Brandão
Pesquisadora

Bióloga pela UFMG (2016), seu principal interesse científico se concentra em insetos fósseis e recentes. Defendeu Mestrado em Zoologia e Sistemática na UFMG, trabalhando com insetos do Cretáceo da Bacia do Araripe. Atualmente colabora com o LPM em projetos na mesma linha de pesquisa

Makênia Oliveira Gomes
Egressa de Doutorado

Bióloga e mestra pela UFOP (2009), fez seu doutorado em Geologia no Instituto de Geociências/UFMG (2014). Sua linha de pesquisa está concentrada em palinologia do Quaternário, com foco na mudanças paleoambientais inferidas a partir de grãos de polen e esporos, além da aplicação de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio.